Avaliação do Exercício Físico Como Fator de Analgesia em Um Modelo Experimental de Ciatalgia

Por: Anamaria Meireles, Bruno Pogorzelski Rocha, Camila Thieime Rosa, Elisangela Lourdes Artifon, Gladson Ricardo Flor Bertolini, Juliana Gaffuri, Lígia Inez Silva e Natália Boneti Moreira.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.17 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar a eficácia do exercício físico (natação e salto) atuando na redução do quadro álgico de ratos submetidos a um modelo experimental de ciatalgia. 
MÉTODOS: 24 ratos Wistar foram divididos em quatro grupos: grupo Placebo (GP), grupo Natação (GN), grupo Natação 10% (GN10) e grupo Salto (GS). Todos os grupos foram submetidos ao modelo de ciatalgia e avaliados em relação à dor pós-exercício pelo teste de incapacidade funcional e pelo filamento de Von Frey. 
RESULTADOS: Na comparação intragrupos houve diferenças significativas, para todos os grupos, nos momentos pós-lesão comparados com o pré-lesão, por ambos os instrumentos de avaliação. Com o filamento de Von Frey observou-se diferença significativa nos grupos GN10 e GS nos momentos finais de avaliação. Na comparação intergrupos não houve diferenças significativas com nenhum instrumento de avaliação. 
CONCLUSÃO: O tratamento com exercício físico não foi eficaz para reduzir o quadro álgico de ratos submetidos à ciatalgia

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.