Avaliação Físico - Funcional de Atletas da Ginástica Rítmica: Histórico de Lesões e Estabilidade Postural

Por: André Wilson de Oliveria Gil, Christiane de Souza Guerino Macedo, Conrado Felipe Lourenço Roque, Deise Aparecida de Almeida Pires Oliveira, Eliana Virgínia Nobre dos Santos, Lucas Maciel Rabello, Márcio Rogério de Oliveira, Rodrigo Franco de Oliveira, Rubens Alexandre da Silva Júnior e Vinícius Albuquerque Guiotte.

UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde - v.14 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Poucas pesquisas têm avaliado o perfil físico e os riscos de lesão de atletas da ginástica rítmica (GR), principalmente no aspecto de lesões ortopédicas. O estudo teve como objetivo traçar o perfil físico-funcional, histórico de lesão e avaliar a estabilidade postural de atletas da GR.A amostra foi composta por sete atletas praticantes de GR. Utilizou-se o questionário FAOS (Foot and Ankle Outcome Score) para avaliação da função e sintomas de tornozelo e pé. Para avaliação do equilíbrio postural estático utilizou-se a plataforma de força e para avaliação do equilíbrio postural dinâmico foram utilizados dois testes funcionais, Star Excursion Balance Test (SEBT) e teste de figura em oito. Para o questionário FAOS, foi obtido em média uma  pontuação de 90±11 para domínio de dor, e de 96±5 para outros sintomas. No teste SEBT obteve uma porcentagem de alcance de 95±9 para o membro inferior direito e 96±9 para o esquerdo, e para a figura em oito um tempo de 13±3 segundos para membro direito e 12±3 segundos para esquerdo. Com relação às medidas da plataforma de força, a média para a variável de velocidade do membro direito foi de 2,41±0,49 cm/s na direção ântero posterior (A/P) e 2,83±0,67 cm/s para direção médio-lateral (M/L), enquanto para o esquerdo de 2,69±0,46 cm/s A/P e 2,57±0,33 cm/s M/L.Embora não comparado com um grupo controle, os resultados do presente estudo para as atletas de GR caracterizaram-se por uma estabilidade postural adequada observada pelos dados obtidos nos testes funcionais e na plataforma de força.

Endereço: http://www.pgss.com.br/revistacientifica/index.php/biologicas/article/view/425

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.