Avaliação da Flexibilidade e Dinamometria em Sobreviventes de Câncer Participantes de Um Programa de Atividade Física

Por: Adriana Bresser Dores e S. F. da Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Avaliar a flexibilidade e a força de pressão manual em sobreviventes de câncer participantes do programa de atividade física, na cidade de Lavras.

Metodologia:
Participaram do estudo 21 sobreviventes de câncer ,(10 homens e 11 mulheres), com idade média de 63,12 ± 12,02 anos. Todos os sujeitos foram pré-informados sobre os riscos do projeto e os mesmos assinaram TCLE. Foram realizadas avaliação de Força de Preensão Manual e, que foi estudada no membro superior dominante por meio de um dinamômetro hidráulico de mão. O teste foi realizado três vezes com intervalos de 10 segundos entre cada execução e foi considerada a média das três tentativas. Por seguinte, foi realizado o teste de sentar e alcançar. Estatística: foi utilizada
estatística descritiva com média e desvio-padrão.

Resultado: 
Os valores encontrados na avaliação de força de pressão 22,75 ± 7,08 de mulheres e 36,90 ± 8,18 de homens. Os valores encontrados na avaliação do teste de sentar e alcançar foi 1º tentativa, com média de 14,79 ± 1,06 e 2º tentativa, com média 10,29 ± 0,71.

Conclusão:
De acordo com PNAFS (2003), os homens e as mulheres estão muito abaixo da média de força e pressão manual. Em relação ao teste de flexibilidade, de acordo com Wells & Dillon (1952), a média geral encontrada foi abaixo da esperada.

Tags: , ,

O que são tags? Tags são palavras-chave (relevantes) usadas, no CEV, para classificar um determinado conteúdo.
Que tal sugerir uma?

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.