Avaliação da Formação Inicial em Educação Física – Um Estudo com Egressos da Ufsc

Por: Ema Maria Egerland, , e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3230

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.