Avaliação Funcional da Nocicepção do Joelho de Ratos Tratada com Laser de Baixa Potência e Natação

Por: Cecília Matilde Padilha Matos, Deisi Ferrari, Elisangela Lourdes Artifon, Gladson Ricardo Flor Bertolini e Rogério Fonseca Vituri.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.17 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar os efeitos do laser de baixa potência e da natação forçada em modelo de nocicepção articular, de ratos Wistar, avaliando a dor de forma funcional, pelo tempo de elevação da pata (TEP) durante marcha em cilindro metálico. Foram utilizados 32 ratos Wistar, divididos em quatro grupos: GC - animais submetidos à indução de nocicepção no joelho direito e não tratados; GL - nocicepção e tratados com laser de baixa potência 670nm, 8J/cm2; GN - nocicepção e natação por 10 minutos em água a 30-32ºC; GNL - nocicepção e tratados com natação e laser. Para realizar a nocicepção foi injetado, no espaço tibiofemoral medial direito, 50µL de formalina 5%. A avaliação funcional da dor foi realizada com o teste de incapacidade funcional, que avalia o tempo de pata no ar (TEP) da marcha durante um minuto sobre um cilindro metálico, as avaliações ocorreram antes da indução da nocicepção (AV1), após 15 (AV2) e 30 minutos (AV3) da mesma, sendo que após a AV2, ocorreram os protocolos de tratamento. Os resultados mostraram que o grupo laser foi o único a apresentar restauração dos valores na AV3, comparando com AV1. GN foi o único a não apresentar redução ao comparar AV3 com AV2. Conclui-se que, pela avaliação funcional, o laser de baixa potência apresentou efeitos analgésicos, enquanto a natação produziu aumento do quadro de dor, o qual foi parcialmente revertido com o uso do laser associado.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.