Avaliação Geral do 1º Ciclo de Capacitação dos Coordenadores de Núcleo do Programa Segundo Tempo – Dados Quantitativos

Por: Albertino Oliveira Filho.

XII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

Desigualdades sociais e econômicas são problemas a serem superados nos países em desenvolvimento. Indivíduos e grupos sofrem as conseqüências da exclusão social relacionada ao desemprego, baixa renda, ambientes de alta criminalidade, drogas, falta de acesso à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, ao transporte e ao saneamento básico (OLIVEIRA e PERIM, 2008), ou seja, à um mínimo de condições para se viver com dignidade, com qualidade. Neste contexto, crianças e jovens se vêem expostos a diversas situações de risco social tais como: drogas, criminalidade, prostituição, gravidez precoce, trabalho infantil e evasão escolar. Em um estudo da Organização das Nações Unidas sobre violência contra as crianças concluiu-se que a violência contra as crianças está presente em todos os lados, em todos os países, em todas as sociedades e em todas as categorias sociais. A violência tem um impacto devastador na vida das crianças e, aquelas que sobrevivem, podem sofrer durante toda a vida de problemas de saúde, de adaptações sociais e de distúrbios psicológicos e cognitivos.

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