Avaliação da Glicemia, Lactato Plasmático e Frequência Cardíaca em Nadadoras de 13 a 16 Anos de Idade Após Esforços Máximos de 100 e 200 Metros Nado Crawl

Por: C. A. Cielo, F. M. de B. L. Cielo, Idico Luiz Pellegrinotti, J. B. Neto, Rui Curi e Tânia Cristina Pithon-Curi.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.15 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi observar o comportamento glicêmico (glic), do lactato, da freqüência cardíaca (FC) e da pressão arterial (PA) em nadadoras com idade entre 13 a 16 anos após esforços máximos, As atletas compõem a equipe de treinamento do Esporte Clube Barbarense –SP, participantes de campeonatos oficiais da Federação Aquática Paulista (FAP). Participaram do estudo 08 (oito) nadadoras. Os parâmetros avaliados e o protocolo utilizado seguiram as seguintes etapas: a) 2 (dois) tiros nado crawl, um T100m e T200m, com intervalo de descanso de um tiro para o outro de 10 (dez) minutos; b) análise da glicemia foi realizada em repouso (Gr) e logo após (Gap) os tiros; c) a freqüência cardíaca foi analisada em repouso (FCR) e logo após os dois tiros (Fcap); e) a PA foi aferida em repouso (PAR) e logo após os tiros (PAap); f) para a PA, foi utilizado o esfignomanômetro da marca Tycos® e para a glicemia, utilizou-se glicosímetro manual de fita reagente da marca Advanced ® . O tratamento estatístico dos dados utilizou-se média, desvio-padrão e variância (ANOVA) com valor p< 0,05. Os resultados demonstram que a glicemia aumentou do repouso para os primeiros 100 metros em 13% e para os 200 metros em 20%. A concentração de lactato se elevou de 6,97 no primeiro para 7,31 no segundo esforço. A PA diastólica, não houve diferença significante. Porém, as demais variáveis analisadas tiveram um aumento significativo em relação ao repouso Concluímos que os ajustes fisiológicos e bioquímicos em esforços máximos são orientadores do nível de aptidão física de nadadoras de competição.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/728/731

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.