Resumo

Introdução: Na literatura específica destacam-se afirmações relacionando as
experiências lúdicas vividas por uma criança na sua infância com o desenvolvimento
intelectual e, mais especificamente, com o raciocínio lógico-matemático. Ainda
segundo a literatura as brincadeiras praticadas pelos meninos são muito eficientes
para o desenvolvimento da percepção espacial. Já as praticadas pelas meninas
proporcionam bom desenvolvimento emocional e de coordenação motora fina,
mas não são tão eficientes para o desenvolvimento da percepção espacial, pois essas
atividades são extremamente limitadas no aperfeiçoamento das estruturas
psicomotoras. Material e Método: Esta pesquisa utilizará uma analise quantitativa
para comparar o grau de percepção espacial, com uma amostra de 30 meninos e 18
meninas com o intuito de verificar se existem diferenças relevantes na comparação
dos resultados entre eles. Para verificar o grau de percepção espacial serão usados os
testes: a) Conhecimento dos termos espaciais; b) Adaptação e organização espacial;
c) Relações espaciais; d) Orientação espacial no papel; e) memorização visual;
reprodução de estruturas espaciais; segundo OLIVEIRA (2003). Também serão
utilizados os conceitos dos alunos no conteúdo programático de matemática. Os
resultados serão analisados através da estatística descritiva. Resultados: As meninas
tiveram idade média de 10,7 anos e média anual na disciplina matemática de 6.22,
obtiveram uma pontuação média nos testes de percepção espacial de 21,5, o que as
classifica no estágio IIA. Os meninos tiveram idade média de 10,6 anos e média
anual na disciplina matemática de 6.07, obtiveram uma pontuação média nos testes
de percepção espacial de 20,8, o que também os classifica no estagio IIA. Conclusão:
Podemos observar que as meninas tiveram um desempenho superior em relação
aos meninos nos testes de organização espacial, o que vai de encontro as afirmações
de Whitaker. Como já foi visto anteriormente as experiências motoras vivenciadas
na infância têm influência no desenvolvimento intelectual dos alunos. Segundo os
autores pesquisados o desenvolvimento do raciocínio lógico sofre influência da
organização espacial durante a fase de desenvolvimento da criança. É importante
ressaltar que embora as meninas tenham tido desempenho ligeiramente superior
aos meninos, ambos os grupos se classificaram no estágio IIA, que é adequado a
crianças de 8-9 anos de idade. Portanto o desempenho de ambos os grupos foi
inferior ao esperado.

Acessar Arquivo