Avaliação da Influência de Estilos de Treinadores na Percepção de Valores no Esporte

Por: Juan Gonzalez Hernandez.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.3 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A importância papel do treinador no esporte de iniciação tem sido um dos mais investigados em Psicologia do Esporto. A parte educativa é muitas vezes esquecida por aqueles que se ocupam do desenvolvimento do esporte. As idades entre 14-18 anos ou mais, são as mais adequadas para uma intervenção, e são professores de educação física e treinadores os principais agentes na transmissão dos valores esportivos do esporte.

Metodologia. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e desportivo, o Questionário CBAS e um questionário de atitude anti-desportiva e agressiva.

Resultados. Os resultados indicaram os estilos de liderança dos treinadores de atletas de futebol e amostra selecionada compreendeu criancas e jovens das categorias cadete e juvenil de um clube de jovens na cidade de Murcia (Espanha). Foi possível observar a relação entre as características da amostra com o comportamento agressivo e anti-desportivo dos atletas. Conclusões. A partir dos resultados, foram propostas medidas para promover o espírito esportivo e prevenir o comportamento agressivo em jovens atletas das escolas de base, treinadores de formação.

Endereço: http://www.abrapesp.org.br/revista/v3n2/RBPE_12_157-167.pdf

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.