Avaliação da Interação da Criança com o Meio Ambiente e Aspectos do Crescimento.

Por: Vitor Antonio Cerignoni Coelho.

III Congresso de Ciência do Desporto

Send to Kindle


Introdução: Embora muitas variáveis estejam relacionadas com o desenvolvimento infantil, a maioria dos estudos observa apenas variáveis isoladas e muitas vezes em atividades sem validade ecológica.

 Objetivo: Analisar a inter-relação da criança com o meio ambiente em atividades lúdicas, verificando se este contexto é favorável ao seu desenvolvimento.

 Metodologia: Este estudo, com base em pressupostos da teoria bioecológica de Bronfenbrenner (1996; 2005), foi realizado com 25 crianças de ambos os sexos entre 7 e 10 anos de idade, em uma cidade no interior de São Paulo, verificando o estado nutricional (medida de peso para estatura -P/E, de acordo com as normas do Centro Nacional de Estatística em Saúde- NCHS), o nível de desenvolvimento na habilidade motora básica de arremessar por cima do ombro (proposto por ROBERTON e HALVERSON, 1984) e uma situação cotidiana (jogos de arremessos) onde foram observados papeis sociais, relações sociais estabelecidas e as emoções vivenciadas.

Resultados: Verificou-se que 15 crianças estavam eutróficas, mas nove apresentaram tendência a obesidade e uma a desnutrição. A maioria das crianças encontrava-se no estágio intermediário na maioria dos segmentos corporais, na habilidade de arremessar. Os papeis sociais desempenhados foram: pegador, fugitivo, jogador de futebol, soldados do campo minado e vendedor. As relações sociais se estabeleeram em forma de duplas e trios predominantemente, as emoções mais observadas foram alegria, surpresa e raiva.

 Conclusão: O estado nutricional pode influenciar no desempenho motor e nos relacionamentos sociais dificultando a realização da habilidade durante as atividades, podendo afastar as crianças de interagir com os colegas e as situações lúdicas favoreceram a manifestação de vários atributos pessoais, sendo este ambiente propicio ao desenvolvimento infantil.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.