Avaliação Isocinética dos Músculos do Joelho em Jogadores de Futebol: Análise Discriminante

Por: Bruno Fles Mazuquin, João Pedro Batista Junior, Josilainne Marcelino Dias, Ligia Maxwell Pereira, Matheus Elmer Finatti e Mônica Angélica Cardoso Silva.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.21 - n.5 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A atividade muscular em jogadores de futebol pode ser medida por meio do dinamômetro isocinético, que é um instrumento confiável para avaliação do desempenho humano. Objetivos: Conduzir análises isocinéticas e discriminar quais variáveis diferenciam a categoria sub-17 (S17) da profissional (PRO). Métodos: Trinta e quatro jogadores de futebol (n=17 para cada categoria) foram avaliados. As variáveis isocinéticas utilizadas para a análise de extensão-flexão do joelho foram: pico de torque (Nm), trabalho total (J), potência média ( W), ângulo de pico de torque (graus), razão agonista/antagonista (%), testadas em três velocidades (60°/s, 120°/s e 300°/s), com cada série contendo cinco repetições. Três análises discriminantes foram feitas usando o método Wilk’s Lambda para identificar quais variáveis fariam uma discriminação significativa entre as duas categorias. Resultados: As variáveis discriminantes a 60°/s na categoria PRO foram: pico de torque extensores, trabalho total flexores, potência média de extensores e razão agonista/antagonista; e para os S17 foram: trabalho total de extensores, pico de torque de flexores e potência média de flexores. A 120°/s para a categoria PRO as variáveis discriminantes foram: pico de torque de flexores e potência média de extensores; para os S17 foram: trabalho total de extensores e potência média de flexores. A 300°/s, as variáveis encontradas para as categorias PRO e S17 foram, respectivamente: potência média de extensores e trabalho total de extensores. Conclusão: As variáveis isocinéticas para os músculos do joelho flexores e extensores foram capazes de fazer uma discriminação significativa entre jogadores de futebol PRO e S17.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.