Avaliação da Memória e Exercício: a Influência da Prática de Atividade Física na Memória Visuomotora e Visual de Idosos em Canindé-ceará

Por: Basílio Rommel Almeida Fechine.

185 páginas. 2012 18/04/2012

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a memória visuo-motora e visual de idosos tendo como parâmetros norteadores a não prática de atividade física, a pratica de atividade física assistemática (sem acompanhamento de profissional) e a prática de atividade físicasistematizada (com orientação de um programa e acompanhamento profissional). Trabalhou-se com 260 idosos situados na faixa etária de 60 a 90 anos residentes no município de Canindé no estado do Ceará no ano de 2011. Com esses idosos foram formados três grupos, o 1º constituído por 100 sujeitos não praticantes, o 2º com 100 sujeitos praticantes asssitemáticos e o 3º com 60 sujeitos não praticantes de atividade física denominado grupo experimental e que concordaram em participar de um programa de atividade física orientada e com supervisão profissional. Os sujeitos do grupo experimental participaram de um programa de atividade física de Janeiro a Julho de 2011, com freqüência semanal de três dias. Antes do início da intervenção observou-se que os 100 sujeitos praticantes de atividade física do grupo assistemático apresentavam desempenho estatisticamente superior para p<0,01 que os sujeitos dos outros dois grupos em relação à memória visuo-motora e a memória visual. Os mesmos testes aplicados ao final do experimento indicaram que os sujeitos do grupo experimental apresentaram desenvolvimento significativamente maior (p<0,01) tanto nos testes de memória visuo-motora quanto no teste de memória visual em relação à aplicação inicial. O teste de memória visual aplicada ao final do experimento nos três grupos indicou que em relação a primeira aplicação o grupo de não praticantes e praticantes assistemáticos não apresentou diferença estatisticamente significativa em relação a aplicação inicial. Por outro lado, a diferença no desempenho nesse teste em relação à aplicação final e inicial foi estatisticamente (p<0,01) superior em relação aos outros dois grupos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.