Avaliação Motora na Educação Infantil

Por: Karine dos Anjos Santos e Nathalia Dória Oliveira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

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Resumo

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta as atividades realizadas em uma escola de ensino fundamental como parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no eixo da Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O desenvolvimento motor ocorre de forma mais acentuada nos primeiros anos de vida, nessa fase o ser desenvolve as habilidades que o seguirá durante sua existência (TANI, 1988). Para Gallahue e Donnelly (2008) o movimento possibilita o desenvolvimento do ser integral (cognitivo, motor e sócio afetivo do ser). As habilidades fundamentais - locomotoras (correr e saltar), estabilizadores (equilibrar e rolar) e as manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar) - mantem uma relação proporcional entre a idade cronológica e motora. O estágio inicial equivale as crianças que se encontram de 2 a 3 anos, o elementar abrange dos 4 aos 5 anos e estágio maduro dos 6 aos 7 anos. O objetivo desse estudo foi avaliar o estágio de desenvolvimento motor infantil, buscando o aperfeiçoamento das habilidades motoras especificas necessárias para o treinamento esportivo.

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