Avaliação na Educação Física Escolar: Analisando as Experiências das Crianças em Três Anos de Escolarização

Por: , Bruna Jéssica Mathias, , Marciel Barcelos e Wagner dos Santos.

Movimento - v.25 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o que as crianças produzem sobre o ato de avaliar, por meio da rememoração de suas experiências formativas na Educação Física em três anos da escolarização. Esta iniciativa de pesquisa também busca compreender como esse processo possibilita e contribui para o acompanhamento dos aprendizados das crianças. Utiliza a pesquisa narrativa com sete crianças do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Serra/Espírito Santo. Assume, como fontes, os diários de Educação Física, que contém registros escritos e imagéticos, e as narrativas individuais orais dos discentes. A pesquisa evidenciou a potencialidade do diário e do desenho como práticas avaliativas, pois permitem que as crianças analisem seus aprendizados, evidenciando a sua articulação com a progressão pedagógica dos conteúdos de ensino na escolarização.

Endereço: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/76974

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.