Avaliação do Nível de Atividade Física, Estado Nutricional e Consumo Alimentar de Acadêmicos do Curso de Nutrição de Uma Instituição de Ensino Superior da Cidade de Curitiba – Pr

Por: Patrícia Szuck.

Corpus Et Scientia - v.8 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo


A atividade física e a alimentação adequada proporcionaminúmeros benefícios, os quais incluem a melhora estética dacomposição corporal, melhora da performance, aumento dacapacidade e resistência física e principalmente efeitos positivossobre a saúde, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversaspatologias e aumentando a expectativa de vida. O sedentarismoou a atividade física insuficiente, aliada a uma alimentaçãoinadequada, ao contrário, trazem efeitos nocivos à saúde,aumentando a incidência de doenças crônicas não-transmissíveise diminuindo a qualidade de vida. Assim, o objetivo deste estudofoi avaliar o nível de atividade física, estado nutricional e consumoalimentar de acadêmicos do curso de Nutrição de uma Instituiçãode Ensino Superior da cidade de Curitiba – PR. A amostra contoucom 114 alunos de ambos os sexos. Os resultados mostraram que21,5% dos acadêmicos são sedentários, 61% são insuficientementeativos, apenas 14% são ativos e 3,5% são muito ativos. Em relaçãoao estado nutricional a maioria da amostra estudada encontra-seem sobrepeso ou obesidade grau I, o que pode ser explicado pelainatividade física e pelo consumo alimentar, que destaca a ingestãode alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes e fastfoods em detrimento de alimentos saudáveis como frutas, vegetaise cereais integrais. Os resultados encontrados alertam para a altaprevalência de inatividade física, sobrepeso e consumo alimentarinadequado do grupo estudado, sendo de suma importância maisinformações e campanhas sobre atividade física e reeducaçãoalimentar.

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/87/57

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.