Avaliação do Nível de Dificuldade da Trilha Interpretativa do Ecoparque de Una (ba): Aspectos Físicos, Biológicos e Parâmetros de Esforço Físico dos Visitantes

Por: Irene Mauricio Cazorla, Marcelo Schramm Mielke, Marcia Morel e Marcial Cotes.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Em virtude da subjetividade da metodologia empregada para graduar o nível de dificuldadede trilhas interpretativas, foi proposto e testado um método para graduar a trilha interpretativa do Ecoparque de Una, situada na Mata Atlântica, no sul da Bahia. A coleta de dados foi baseada em aspectos físicos e biológicos da trilha e nos parâmetros de esforço físico dos visitantes. Foi adotado um delineamento experimental totalmente ao acaso, com arranjo fatorial de três faixas etárias, três níveis de treinamento e dois gêneros. A trilha interpretativa analisada apresentou um percurso total de 2.105 metros e, como diferencial, passarelas suspensas nas copas das árvores. A metodologia proposta demonstrou ser apropriada para categorização de trilhas in locu, indicando nível de dificuldade leve.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/31

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.