Avaliação Nutricional de Crianças e Adolescentes Atendidos Por Unidades Educacionais na Periferia do Município de Londrina - Pr

Por: e Jaqueline R. Paulino.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O estado nutricional de crianças e adolescentes de baixos níveis sócioeconômico é uma preocupação eminente dos órgãos de saúde pública, visto que a desnutrição ousupernutrição podem afetarnegativamente os processos de crescimento e desenvolvimento. Assim, o propósito do presente estudo foi avaliar antropometricamente o perfil nutricional de crianças e adolescentes assistidos por unidades educacionais na periferia do município de Londrina- PR. Fizeram parte da amostra 430 indivíduos (233 meninos e 197 meninas), nas faixas etárias dos 7 aos 14anos. Oíndice empregado paraa avaliação antropométrica doestado nutricional foi o IMC, a partir das medidas do peso corporal e estatura. Mediante a análise dos resultados verificou-se que todos os indivíduos estudados se enquadraram nos percentis 50 e 75, de acordo comos dados populacionais brasileiros. Pode-se concluir assim que, embora os indivíduos estudados pertençama periferia, a ingestão dietéticaoferecida pelas unidades educacionais, aparentemente tem atendido as necessidades relativas ao crescimento e desenvolvimento dos mesmos.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.