Avaliação de Pais no Desenvolvimento Global de Crianças com Deficiência Praticantes de Natação

Por: Bianca Santaguita, Eduardo Santarelli e Mateus Baptista do Nascimento.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Este estudo tem por objetivo, avaliar o desenvolvimento global
das crianças do Projeto de Natação Iniciação da ADD, segundo o ponto
de vista dos pais. Material e método: Foi aplicado um questionário anônimo,
elaborado pelos autores deste trabalho aos pais de 15 crianças portadoras
de deficiência, contendo 7 afirmações com respostas fechadas relacionadas
ao desenvolvimento global de seus filhos. Resultados: Das 15 crianças que
participaram deste questionário, 3 (20%) são portadoras de deficiência física,
5 (33%) deficientes mentais, 5 (33%) deficientes visuais e 2 (14%) crianças
com deficiências múltiplas. Em relação ao progresso no desempenho
escolar das crianças, 7% dos pais discordam quase totalmente, 40%
concordam totalmente e 53% concordam quase totalmente com a melhora
de seus filhos. De acordo com os pais, em relação a melhora na qualidade
do sono de seus filhos, 14% discordam quase totalmente, 33% concordam
quase totalmente e 53% concordam totalmente com esta melhora. Quanto
a melhora de seus filhos no relacionamento com a família, 14% dos pais
discordam quase totalmente, 33% concordam quase totalmente e 53%
concordam totalmente com esta melhora. Com relação à evolução no
relacionamento com os amigos, 7% dos pais discordam quase totalmente,
20% concordam quase totalmente e 73% concordam totalmente com esta
evolução de seus filhos. Quanto ao fato de se alimentar melhor, 40% dos
pais concordam quase totalmente e 60% concordam totalmente com a
melhora de seus filhos. Em relação a maior autonomia de seus filhos para
realização de atividades do dia-a-dia, 14% dos pais concordam quase
totalmente e 86% dos pais concordam totalmente com uma maior
a u t o n omi a d e s e u s fi l h o s. C o n cl u s ã o : A t rav é s d a ap l i c a ç ã o d e s t e
questionário conseguimos avaliar um progresso significativo na autonomia
das crianças quanto as atividades do dia-a-dia, devido a participação das
mesmas neste projeto, segundo o ponto de vista dos responsáveis, que
também observaram uma melhora no relacionamento com os amigos e o
aumento em seu ciclo de amizades.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/61_Anais_p221.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.