Avaliação de Parâmetros de Hidratação Após Jogos de Futebol de Diferentes Categorias

Por: Daniel Barbosa Coelho, e Guilherme Fonseca Ribeiro.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Avaliar o padrão de hidratação e respostas termorregulatórias de jogadores de futebol de
diferentes categorias ao longo de um jogo oficial.

Métodos e resultados:
Participaram desse estudo jogadores de futebol das categorias sub-15 (N 36) e sub-17 anos (N 14). Foram avaliados a alteração do peso corporal, taxa de sudorese, frequência cardíaca (FC), ingestão de água, gravidade e osmolalidade urinária e temperatura corporal. Os voluntários foram agrupados em relação ao tempo de atuação nos jogos. Os jogadores foram divididos em grupos de forma que os que atuaram entre 51 e 80min pertenciam ao grupo principal, entre 31 e 50min, compunham o grupo parcial, os que jogaram entre 10 e 30minutos pertenciam ao grupo intermediário e os jogadores reservas que não atuaram pertenceram ao grupo controle. Os grupos principal e parcial apresentaram maiores valores de consumo de água, perda de peso e taxa de sudorese em comparação aos grupos intermediário e controle (p<0,05). A diferença de peso pré e pós-jogo entre as categorias foi maior nos atletas da categoria sub17 em comparação com os atletas sub 15 no grupo principal (p<0,05). A FC foi de 172 ± 8,6 bpm e 87,2 ± 2,6 %FCmáx.

Conclusão:
Um jogo de futebol foi capaz de alterar, de forma significativa, os parâmetros de hidratação dos jogadores de futebol, tendo relação direta com o tempo de atuação em campo.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.