Avaliação de Parâmetros de Treinamento Provenientes de Teste Indireto em Atletas de Futsal Sub20 e Adulto.

Por: Adelino Sanchez Ramos da Silva, Fabio Milioni, Marcelo Papoti, Olga de Castro Mendes, Paulo Roberto Pereira Santiago e Ricardo Augusto Barbieri.

Pensar a Prática - v.16 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho objetivou verificar as alterações do consumo máximo de oxigênio (VO2max), velocidade máxima atingida (Vmax) e distância percorrida (D) de uma equipe de futsal, avaliada pelo Shuttle Run Test (SRT). 15 atletas, oito da categoria Sub20 e sete da categoria Adulto participaram dos testes antes e após um período de seis semanas de treinamentos baseados em percentuais da Vmax. A periodização realizada foi a mesma para ambas as categorias. As análises estatísticas revelaram como principais resultados a diferença para Vmax e D na categoria Adulto após o período de treinamento. Dessa forma, apesar do VO2max não ter se alterado com o treinamento, o método de avaliação mostrou-se sensível as alterações fisiológicas de Vmax e D.


.

Endereço: http://revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/22175

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.