Resumo

O presente estudo objetivou identificar utilizando-se um método de avaliação computadorizada, as principais assimetrias, desníveis e desvios posturais. Para a definição do universo da pesquisa foram escolhidas duas instituições escolares de primeiro grau, sendo uma da rede particular com localização em Campinas - SP, e outra da rede oficial de ensino do estado de São Paulo, localizada em São José do Rio Preto, neste caso a escola escolhida foi a que apresentava condições de estrutura, de funcionamento semelhantes as escolas estaduais da região de Campinas. Tal definição visou avaliar comparativamente a postura dos alunos de ambas as escolas através da análise dos desvios e desníveis assim como, as assimetrias procurando identificar fatos correlacionantes do perfil postural dos alunos visando analisar os principais atos posturais, tanto na escola como fora da mesma, mediante o preenchimento de um formulário específico. A metodologia utilizada constituiu-se na demarcação e registro fotográfico dos alunos em três planos: anterior, posterior e lateral, cujos resultados foram analisados através de slides, os quais foram projetados em uma mesa digitalizadora com software específico, que executou os cálculos das assimetrias desníveis e desvios posturais. Quanto aos resultados, foi encontrada uma incidência muito elevada de assimetrias e desvios posturais em boa parte dos alunos pesquisados, tanto na região superior do corpo como na inferior. Tais assimetrias e desvios foram mais acentuados do lado esquerdo do corpo quando comparados com o lado direito, enquanto, que em todas as faixas etárias estudadas houve uma tendência a instalação da cifose e lordose. Quantos as principais debilidades posturais, como as assimetrias desvios e desníveis em ambas as instituições de ensino houveram resultados semelhantes, indicando incidência elevada de problemas posturais.

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