Avaliação Postural e Muscular da Cintura Escapular em Adultos Jovens, Estudantes Universitários

Por: Cíntia Pessoa Resende, Débora dos Reis Faião, Leonardo de Sousa Fortes, Maria Elisa Caputo Ferreira e Maria Lúcia de Castro Polisseni.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.18 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A cintura escapular é uma estrutura anatômica comumente acometida por alterações posturais, visto que é extremamente móvel. O estudo teve como objetivo verificar a incidência de alterações posturais da cintura escapular em adultos jovens, universitários do curso de Educação Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A amostra foi composta por 20 universitários (10 mulheres e 10 homens); a coleta de dados constou de exame postural através de observação clínica subjetiva, registro fotográfico, medidas de referência da escápula e testes de comprimento e de força musculares dos músculos envolvidos nas alterações encontradas durante a observação clínica subjetiva. Os dados foram analisados, quantitativamente, através da análise de freqüência, utilizando-se do software Excell 2007 e qualitativamente através da descrição dos mesmos. Os resultados mostraram que 100% dos universitários apresentaram pelo menos uma alteração postural da cintura escapular, sendo as mais comuns a protrusão de ombros (90%), escápula alada (45%) e a escápula elevada (75%). Verificaram-se também alterações das propriedades de força ou comprimento musculares, não sendo detectada alteração apenas para a rotação medial da escápula. Conclui-se que a cintura escapular dos indivíduos avaliados se mostrou sujeita a muitas alterações posturais, corroborando com estudos semelhantes encontrados na literatura e confirmando a tendência à instabilidade desta estrutura.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1797

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.