Avaliação Postural de Nadadores e Sua Relação com o Tipo de Respiração

Por: Carlos Alberto Giglio, Gustavo Antonio Meliscki e Luciana Zaranza Monteiro.

Fisioterapia em Movimento - v.24 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: A avaliação postural é importante em qualquer exame físico, tanto na reabilitação como na prevenção, e com ela poderemos adquirir condições de mudar hábitos inadequados ou ineficientes de cada indivíduo. 
OBJETIVO: Avaliar e comparar os gêneros das alterações posturais dos atletas de natação e verificar a associação dessas alterações com o tipo de respiração. 
METODOLOGIA: Participaram 60 atletas, sendo que todos preencheram uma ficha, incluindo: sexo, idade, principal estilo do nado, tempo de prática do esporte e tipo de respiração predominante. Na avaliação postural, utilizou-se uma câmera fotográfica digital Sony DSC-W 130 Cyber-Shot® e tripé WT3510A®. Os dados foram analisados de modo descritivo e a associação entre as variáveis utilizou o Teste Exato de Fisher, por meio dosoftware SAS® 9. 
RESULTADOS: O crawl foi o estilo de nado predominante entre os atletas; notamos que os homens (49%) tinham respiração unilateral à direita; e as mulheres (41%), à esquerda. Os homens (58%) apresentaram mais hiperlordose lombar e as mulheres (31%) escoliose convexa à direita (p = 0,01). Foi apresentada associação entre alterações posturais e o tipo de respiração no sexo masculino, sendo que aqueles que respiravam para o lado direito tinham ombro esquerdo elevado e escoliose convexa à esquerda (p = 0,02). 
CONCLUSÃO: Os resultados revelaram que os atletas que praticam respiração unilateral à direita apresentavam mais alterações posturais. Por outro lado, a insuficiência de trabalhos publicados sobre a avaliação postural associado ao tipo de respiração de nadadores reforça a necessidade de novos estudos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.