Avaliação Pré e Pós-operatória em Crianças Submetidas a Tratamento Cirúrgico Mediante Técnica de Cavalier

Por: Ovidio da Silva Mayer.

61 páginas. 1997

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da Técnica Cirúrgica de Cavalier, descrita por JUDET (1966), empregada para corrigir a deformidade do pé plano flexível. A amostra foi composta por 8 crianças portadoras da patologia "pé plano flexível", entre 9 a 13 anos (11,96±0,97). Sendo avaliada sob três aspectos: exame clínico: a manobra de correção identificou os pés planos flexíveis; exame radiológico: radiografias de perfil com carga, onde mediu-se o ângulo de Costa-Bartani e o ângulo astrágalo-metatarsal; e, análise da distribuição de pressão plantar: realizada com o Sistema F-Scan (palmilhas sensorizadas). A técnica cirúrgica de Cavalier consiste na colocação de um parafuso para osso esponjoso ou cortical no colo do astrágalo, no sentido do calcâneo com inclinação posterior (aproximadamente 30o). Analisou-se as avaliações realizadas no pré e pós-operatório (sem parafuso), com intervalo de aproximadamente 18 meses. Os resultados mostraram que nos dados radiológicos, quando comparados com um pé normal, a correção média foi aproximadamente 74%, chegando em alguns casos atingir 100%. Os dados de distribuição de pressão plantar mostram que esta técnica corrige o alinhamento do pé, provocando com isso um aumento da área de contato do pé, a qual diminui a pressão plantar em determinadas regiões, como no meio do pé e na parte anterior, principalmente na cabeça do metatarso I e II. Apesar dos bons resultados obtidos, acreditamos que se a cirurgia fosse realizada entre 8 e 10 anos, estes seriam melhores. Verificou-se ainda que existe uma relação entre os resultados clínicos, radiológicos e de distribuição de pressão plantar e quando necessário tratamento cirúrgico a Técnica de Cavalier é recomendada pela sua eficiência.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=469&listaDetalhes%5B%5D=469&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.