Avaliação da Qualidade de Vida, Dor nas Costas, Funcionalidade e Alterações da Coluna Vertebral de Estudantes de Fisioterapia

Por: Carlos Eduardo dos Santos Minossi, Caroline de Andrade Bacchi, Cláudia Tarragô Candotti e Matias Noll.

Motriz - v.19 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi avaliar a qualidade de vida, dor nas costas, a função e as mudanças da coluna de estudantes de fisioterapia. 42 alunos participaram deste estudo. Avaliamos a coluna vertebral através do arcometer, dor nas costas através de um questionário multidimensional da dor, qualidade de vida através do SF-36 e característica do Roland-Morris. Estatística descritiva eo teste do qui-quadrado (α = 0,05) foi realizada. Os resultados demonstraram uma prevalência de alterações nas curvaturas da coluna 38,1% (n = 16), de alta prevalência de dor nas costas (69%, n = 29), baixa prevalência de funcionalidade prejudicada (3,4%, n = 1), não há associação entre as mudanças nas curvaturas da coluna vertebral e nas costas dor e funcionalidade, e SF-36 foram de domínio superior a 45, exceto na área de "dor" (escore = 35) Conclusão:. menores os níveis de intensidade da dor nível, a melhor qualidade de vida.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/5035

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.