Avaliação Qualitativa da Técnica em Natação. Apreciação da Consistência de Resultados Produzidos Por Avaliadores com Experiência e Formação Similares

Por: Carla Carmo, João Paulo Vilas-Boas, José V. Santos Silva, Ricardo Fernandes e Susana Soares.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.1 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

RESUMO A avaliação qualitativa da técnica é um instrumento comunmente utilizado no dia a dia do treino da natação. Pelo facto de se apoiar apenas na observação simples dos movimentos dos nadadores, assume um carácter muitas vezes subjectivo, tendo já sido demonstrado que observações realizadas por avaliadores com formação e experiências diferentes produzem resultados distintos. O propósito deste trabalho foi estudar a heterogeneidade das avaliações realizadas por avaliadores diferentes, mas com experiências e formação semelhantes. Utilizámos uma amostra de 2 avaliadores e 20 nadadores da selecção regional pré-junior da Associação de Natação do Norte de Portugal, sendo 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. O protocolo de avaliação consistiu na captação de imagens vídeo, recolhidas nos planos transverso e sagital a partir de duas janelas subaquáticas. Cada nadador realizou 2x25 metros em cada técnica (crol, costas, bruços e mariposa) à velocidade máxima. Cada avaliador observou as mesmas imagens, isoladamente, apontando os erros observados em listas de verificação previamente elaboradas. O tratamento estatístico dos dados consistiu no cálculo da percentagem total de erros realizados pelos nadadores em cada uma das quatro técnicas de nado e em diferentes fases e acções dentro de cada técnica. A comparação das proporções relativas para grupos independentes foi efectuada a partir de um teste z (Microstat para computadores PC). O nível de significância foi estabelecido em 5%. Apesar da similitude dos percursos académicos, graus de formação e experiências dos dois avaliadores, as observações efectuadas não foram coincidentes em todos os pontos da avaliação. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as observações efectuadas pelos dois avaliadores, no que respeita ao número total de erros realizados pelos nadadores em cada técnica de nado, mas foram encontradas algumas diferenças com significado estatístico em diferentes fases e acções de cada uma das técnicas estudadas. Estes resultados sugerem que, mesmo com experiências e formação similares, avaliadores diferentes, escorados apenas em procedimentos qualitativos, tendem a obter resultados diferentes na apreciação de alguns gestos técnicos de nadadores. Palavras chave: natação, técnica, avaliação qualitativa.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.