Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma sistemática de medida do domínio psicomotor (BLOOM et alii, 1975; HARROW, 1982) em Judo, aplicada nos últimos dois anos, nolEFD/UERJ. O programa tem sido desenvolvido dentro do "Paradigma da Pedagogia por Objetivos", com a cautela que as críticas ao Paradigma impõem (SACRISTAN, 1987). Apre-senta-se, como exemplo, a técnica O-GOSHI. Na primeira fase o professor tem apresentado a técnica usando o estilo de ensaio da DESCOBERTA ORIENTADA (MOSSTON, 1987). Na segunda fase, após leitura preparatória, os alunos formulam objetivos operacionalizados da entrada do O-Goshi e os apresentam para a turma, sofrendo retif icações da aprendizagem, se necessário. Na terceira fase, os alunos elaboram uma sistemática de identificação e medida com base na OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA (FARIA JÚNlORetalii, 1982). Para isso constroem uma "lista de checagem" (idem) contendo a segmentação da técnica da entrada consonante com os objetivos elaborados. Finalmente, após período de treinamento para utilização da lista de checagem, os alunos aplicam a sistemática dentro da prática desenvolvida segundo o estilo de AVALIAÇÃO RECÍPROCA (MOSSTOM, op. cit). No exemplo, a entrada do O-Goshi foi dividida em: braço direito; braço esquerdo; tronco; perna direita, e perna esquerda. São permitidas cinco tentativas de entrada e se atribui os valores 0 (para a execução errada) e 1 (para a certa), de cada segmento. A aplicação da Sistemática tem permitido a identificação das dificuldades de aprendizagem do O-Goshi por parte dos alunos do IEFD. Foram feitas três perguntas aos alunos: "A sistemática de Avaliação do Domínio Psicomotor no Judo pode ser adaptada ao ensino do mesmo no Primeiro e Segundo Graus? Qual sua opinião sobre a utilização desta Sistemática? Desenvolva. Você se acha em condições de adaptar esta Sistemática ao ensino de outras modalidades na Educação Física escolar? Justifique. Os resultados mostram que todos os alunos se acham em condições de adaptar esta sistemática ao ensino escolar e ao ensino de outra modalidade desportiva. O protecionismo prejudicando a sistemática da avaliação recíproca foi o único ponto discordante apresentado com relação à opinião pessoal dos alunos. Segundo Graus? Qual sua opinião sobre a utilização desta Sistemática? Desenvolva. Você se acha em condições de adaptar esta Sistemática ao ensino de outras modalidades na Educação Física escolar? Justifique. Os resultados mostram que todos os alunos se acham em condições de adaptar esta sistemática ao ensino escolar e ao ensino de outra modalidade desportiva. O protecionismo prejudicando a sistemática da avaliação recíproca foi o único ponto discordante apresentado com relação à opinião pessoal dos alunos.