Integra

INTRODUÇÃO:

A Fisiologia estuda como ocorrem os processos do equilíbrio de funcionamento do organismo vivo. Esta disciplina ministrada no curso de Educação Física visa um melhor entendimento a respeito da funcionalidade do corpo humano como um todo, abordando desde temas como o funcionamento celular até a integração dos sistemas. O educador físico trabalha com pessoas de diferentes de variados hábitos e interesses, os quais estão relacionados diretamente com os seus respectivos estilos de vida. Assim, a disciplina de Fisiologia Geral os prepara para atuar de forma competente na profissão, proporcionando qualidade no seu desempenho profissional. A monitoria funciona como um reforço e revisão dos temas apresentados em sala de aula a fim de esclarecer dúvidas e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos.

Desta forma é dada a oportunidade ao aluno-monitor de iniciar o exercício da docência.

Este trabalho procura demonstrar a eficiência do programa de monitoria acadêmica, correlacionando diretamente o desempenho do monitor ao rendimento dos alunos após a implantação do programa que se deu no ano de 2004.

METODOLOGIA:

Na disciplina de Fisiologia, a atividade de monitoria é desenvolvida através de Grupos de Discussão (GD) onde os alunos têm participação facultativa. Esta atividade é desenvolvida em horários extras curriculares e envolve a discussão de exercícios propostos pelo professor com antecedência. A discussão ocorre entre monitor e alunos participantes, de acordo com o tema abordado pelo professor na lista de exercícios. Ao final de cada GD, num total de sete, para estimular a participação dos alunos, é realizado um sorteio de uma prova individual, que dá direito ao aluno acumular pontos para a média final.

RESULTADOS:

De um total de 165 alunos dos turnos manhã, tarde e noite, 80,6% participaram dos GDs (133 alunos) e 56,97% dos alunos foram aprovados (94 alunos). Assim, 70,67% dos alunos que participaram dos GDs foram aprovados. Particularmente em relação aos turnos manhã, tarde e noite, respectivamente, 89,81, 100,0 e 99,0% dos alunos que participaram dos GDs foram aprovados.

CONCLUSÕES:

De acordo com os resultados apresentados, podemos afirmar que a metodologia utilizada no programa de monitoria é eficiente e a implantação deste programa foi eficaz em melhorar o rendimento dos alunos da disciplina de Fisiologia Geral do curso de Educação Física da Faculdade Integrada do Ceará.