Avaliação do Trofismo Muscular de Sóleos de Ratos Wistar Após Compressão Nervosa e Tratamento com Corrente de Alta Voltagem

Por: Elisangela Lourdes Artifon e Gladson Ricardo Flor Bertolini.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.34 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: avaliar a corrente de alta voltagem sobre o trofismo de sóleos de ratos com compres- são de nervo isquiático. Dezoito ratos distribuídos em: GS – compressão nervosa e simulacro; GP+ – compressão e tratado com corrente anódica; GP- – compressão e catódica. Ao final, os sóleos foram dissecados e pesados em balança analítica. Em seguida foram montadas lâminas de cortes transversais, observadas em microscópio óptico de luz comum e digitalizadas, para análise do menor diâmetro de 100 fibras por músculo. Resultados: todos os grupos apresentaram menor trofismo pelas duas formas de avaliação (p<0,05), mas na comparação entre grupos, não houve diferença significativa (p>0,05). Conclusão: a corrente de alta voltagem não inibiu a hipotrofia em sóleos submetidos à compressão nervosa.

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1173

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.