Resumo

Para LAPIERRE E AUCOTOURIER(1983), o ritmo é um meio de educação que possui um aspecto espontâneo , individual e subjetivo, ligado ao mais profundo do ser. A adaptação a um ritmo comum provoca uma certa satisfação , uma certa sensação de poder e de comunicação. Neste projeto o objetivo geral está centrado na percepção do ritmo externo , sendo que o objetivo específico foi o de procurar estimular a percepção do surdo frente aos diferentes parâmetros de velocidade do ritmo, lento e rápido, através de uma estrutura indexical (contextual). Se o grande problema nesta percepção é a obstrução do canal sensorial necessário para tal feito, a audição, recorremos a utilização de dicas visuais (LADEWIG, 1994), na forma de estruturas gráficas (LAPIERRE E AUCOUTURIER, 1985), na expectativa que o surdo realizasse as devidas associações destas estruturas com o ritmo definido e o movimento corporal rítmico (WERTHEIMER, 1923; KOFFKA, 1935; HILGARD, 1973; KELLER, 1973; GAGNÉ ,1974; BRUNER, 1978).A amostra foi constituída por 7 sujeitos , de ambos os sexos , entre as idades de 11 a 14 anos, do centro de reabilitação Sydnei Antonio (CRESA) em Curitiba-Pr. Para validação do programa foram realizados testes de padrão rítmico antes e após a intervenção deste (pré e pós-teste). A partir dos resultados do pré e pós-testes , foi realizado um teste "t'' de Student, para amostras dependentes, onde pode-se observar a existência de diferenças estatisticamente significativas, em nível de p<0,01 nas habilidades realizadas no andamento lento e rápido. Observou-se também que todos os sujeitos tiveram um progresso no padrão rítmico geral do pré para o pós-teste.Estes dados sugerem que o Programa de Atividade Rítmica Adaptado para variação no parâmetro velocidade do ritmo em pessoas surdas foi efetivo , exercendo nos sujeitos da pesquisa uma melhora, sugerindo também um aprofundamento nestas questões analisando-se uma amostra mais extensa nesta população.

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