Avaliação de Um Protocolo de Prescrição de Exercício Físico Para o Tratamento da Síndrome Metabólica

Por: Ana Mônica Serakides Ivo, Gustavo Sena Sousa, H. G. Ramos, Kátia Euclydes de Lima e Borges, Tainá Fabri e William Rodrigues Moura.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um protocolo de exercícios físicos sobre a composição corporal, o perfil lipídico e o controle glicêmico de indivíduos com Síndrome Metabólica (SM).

Métodos:
A amostra foi composta por 7 mulheres (54,29 ± 8,62 anos), todas participantes do projeto “Exercício Físico na Prevenção e Tratamento da Síndrome Metabólica” do Laboratório do Movimento da UFMG. A composição corporal foi avaliada por meio do índice de massa corporal (IMC = Kg ÷ m2) e pela mensuração da circunferência abdominal. O perfil lipídico pela dosagem de triglicérides, HDL e colesterol total. O controle glicêmico pela hemoglobina glicada. As sessões de treinamento foram compostas por 30 minutos de caminhadas e 20 minutos de exercícios de força em forma de circuito. A intensidade do treinamento foi de leve a moderada, monitorada por meio da escala de percepção subjetiva do esforço (BORG, 1982). Os treinamentos foram realizadas 4 vezes por semana durante 4 meses. Ao final deste período realizamos os mesmos testes para comparar as médias pré e pós intervenção.

Resultados:
Houve diferença significativa (p = 0,039) entre as médias dos valores de Triglicérides iniciais (199 ± 51,1 mg/dL) e finais (153 ± 37,4 mg/dL). Houve também diferença (p = 0,050) entre HDL inicial (47,4 ± 8,9 mg/dL) e final (56,4 ± 10,0 mg/dL). Nas demais variáveis, embora houvesse melhoras, não houve diferença estatisticamente significativa.

Conclusão:
O protocolo de exercício físico foi capaz de melhorar o perfil lipídico e consequentemente contribuir para tratamento da Síndrome Metabólica.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.