Avaliações Fisiológicas Adaptadas à Roedores: Aplicações Ao Treinamento em Diferentes Modelos Experimentais

Por: Claudio Alexandre Gobatto, , Fúlvia de Barros Manchado-gobatto, Gustavo Gomes de Araújo, Marcelo Papoti, Maria Alice Rostom de Mello e Ricardo Vinicius Ledesma Contarteze.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.7 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

Importante recurso em fisiologia do exercício é a simulação de condições em modelos animais. Nosso Laboratório vem adaptando e desenvolvendo métodos de avaliação e treinamento para roedores em distintas condições experimentais. O objetivo desse artigo foi apresentar e discutir protocolos de avaliação física e sua aplicação à roedores nadadores e corredores. Dentre os testes invasivos aeróbios podemos destacar a máxima fase estável de lactato, o protocolo do lactato mínimo e o método de duplos esforços não exaustivos. Por outro lado, adaptar o modelo não invasivo de potência crítica permite estimativas aeróbias e anaeróbias em ratos e camundongos. A revisão destaca preocupação ao desenvolvimento de ferramentas sensíveis à avaliação da evolução aeróbia e anaeróbia de animais em experimentos envolvendo treinamento físico.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1232

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.