Avaliando Relações Entre Saúde Coletiva e Atividade Física: Aspectos Normativos e Aplicados do Treinamento Físico Militar Brasileiro

Por: e .

Motriz - v.3 - n.2 - 1997

Send to Kindle


Resumo

Em âmbito internacional, populações militares vêm sendo tomadas como objeto privilegiado de estudo face a peculiaridades que apresentam, como facilidade de localização para seguimento e existência de características definidas por regras institucionais; contrariamente, referências a iniciativas nesse sentido são escassas em nosso meio. A partir de tais determinantes, procede-se ao estudo do Treinamento Físico Militar (TFM) do Exército brasileiro, buscando-se identificar, expressar e discutir aspectos mais diretamente afeitos a Aptidão Física Relacionada à Saúde. Os procedimentos adotados consistiram, no plano normativo, em elaborar-se revisão sistemática do respectivo instrumento técnico e, no nível aplicado, observar-se sua utilização prática em Unidade Militar, no caso o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P. A discussão e conclusões subsequentes tomam em conta aspectos mais gerais do TFM (como abrangência; comparações com programas de outras nações; adoção de bases da Teoria do Treinamento; objetivos; fundamentos e testes de avaliação física), quanto características observadas em sua implementação, como motivação, qualificação profissional na aplicação e resultados do mesmo sobre sistemas orgânicos específicos. Em síntese, de fato, conclui-se que há objetivos, por parte do TFM, de difícil efetivação, como não se poder contar com evidências que sustentem a afirmativa de possibilidade de "manutenção preventiva da saúde" dos atiradores. UNITERMOS: aptidão física; treinamento físico militar; aptidão física relacionada à saúde; saúde e atividade física.

Endereço: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/03n2/3n2_ART03.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.