Resumo

OBJETIVOS:
O objetivo deste estudo é averiguar a transformação cultural oriunda dos avanços tecnológicos a partir do impacto dos megaeventos esportivos na cultura anfíbia.

MÉTODOS E RESULTADOS:
O método empregado se caracteriza por um estudo quali-quantitativo descritivo cuja ferramenta utilizada foi aplicação de um questionário com amostragem por conveniência para uma população de universitários, participaram do estudo 14 universitários. Os questionários foram aplicados no período noturno antes das aulas iniciarem em uma universidade particular do estado da cidade de Juiz de Fora, MG. A amostra selecionada por conveniência representada por alunos das áreas de Saúde, Humanas e Exatas. Os resultados indicam que 92,85% acompanham os megaeventos esportivos. 100% vinculamse a TV, 57,14% recebe informações via site e 7,14% através de rede de relacionamentos. Entre as plataformas de comunicação mais utilizadas foram 85,71% TV; 64,28% site; 64,28% rede de relacionamentos. 71,42% dos questionados costumam replicar as informações para sua rede de relacionamentos. Os meios mais utilizados para a troca de informações são 78,57% o celular e 92,85% o computador.

CONCLUSÃO:
O mundo sofre grandes transformações nos últimos tempos. A evolução tecnológica é um fator que contribui significativamente na mudança de comportamento e transformação cultural. A plataforma móbile é um suporte condizente com a geração anfíbia, ou seja, aquela capaz de viver em mundos distintos o mundo real e virtual.