Balanço da Produção Científica Sobre Ginástica na Escola da Revista Mineira de Educação Física

Por: Edvânia Gonçalves, Nayara do Socorro Gomes e Priscila Lopes.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo surge a partir da necessidade de verificar a realidade da abordagem de temas relacionados à ginástica na escola nos acervos da Revista Mineira de EF, periódico científico nacional disponibilizado de forma online. Para analisar os conteúdos da revista fizemos, inicialmente, um levantamento da produção científica disponibilizada em seu acervo virtual, utilizando como ferramenta de busca o atalho de pesquisa, procurando nos títulos das publicações o termo “Ginástica”, os quais foram quantificados. Dentre os títulos encontrados, realisamos uma seleção apenas daqueles que faziam relação com essa prática no contexto escolar (escola, aulas de EF, educacional), os quais foram quantificados e analisados. Feito isso, buscamos identificar informações sobre o tipo de pesquisa (revisão bibliográfica ou pesquisa de campo) no corpo dos resumos e/ou dos textos de cada publicação. Ao final, efetuamos a análise geral da produção e elaboração das considerações finais. O presente estudo verificou que a Revista Mineira de EF disponibiliza fontes de dados científicos a respeito da área de EF e Esporte em número consideravelmente bom para subsidiar a formação tanto inicial quanto continuada de profissionais da área em questão. Entretanto, a quantidade de publicações referente a ginástica no contexto escolar se mostrou consideravelmente pequena, o que pode se configurar como um problema para a formação continuada de forma autônoma do professor de EF que esteja em busca de informações sobre esta temática.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5452

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.