Balé Sobre Outros Eixos: Traçados de William Forsythe Para a Criação de Tecnologias de Improvisação.

Por: .

124 páginas. CRV. 2017

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este livro discute os contextos e reformulações na dinâmica do balé propostos pelo coreógrafo norte-americano William Forsythe, entre as décadas de 1980 e 1990. Período em que ele dirigiu o Balé de Frankfurt (Alemanha). O trabalho percorre narrativas contra-hegemônicas referentes à abordagem docilizada e, por vezes, romântica do modo de se observar a construção social do balé. Ao fazer uma análise plural dos atravessamentos de Forsythe ao longo do período supracitado, chega-se, na pesquisa, àquilo que personifica seu modo de pensar o balé: as Tecnologias de Improvisação lançadas em formato CD-ROM, no ano de 1994, e que representam grande avanço nas formas de manejar o vocabulário balético e relacionar-se com este. Aqui são apresentadas e analisadas todas as tarefas criadas para a primeira versão do material, tomando como referência principal os estudos de Corêutica, do importante estudioso do movimento Rudolf Laban. É um convite à cara reflexão dos modos de compreender o balé em seus aspectos formativos e criativos, que tanto necessita de modos distintos e plurais na contemporaneidade.

Endereço: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32395-bale-sobre-outros-eixosbr-tracados-de-william-forsythe-para-a-criacao-de-tecnologias-de-improvisacao

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.