Ballness e a Melhora na Qualidade de Vida em Pacientes com Estresse

Por: Mariana Keiko Okumura.

III Congresso de Ciência do Desporto

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Introdução: O corpo ao longo dos tempos sofreu várias mudanças, apresentando técnicas corporais, estilos e comportamentos reproduzidos em uma determinada sociedade, em vários contextos, definindo as diversas formas que o indivíduo pode educá-lo. As Práticas Corporais Alternativas conhecida como "PCA’s", auxiliam na constituição do universo alternativo, sendo caracterizadas pela particularidade de significado do corpo. Com esta prática alternativa a aplicação no corpo humano se dá na perspectiva da prevenção de problemas de agravo da saúde, proteção e reabilitação da saúde. Entre elas a prática do Ballness, como uma modalidade alternativa, integrou-se nos últimos anos em academias, a partir do momento em que o cliente não deseja mais somente a manutenção do corpo físico, mas trabalhá-lo respeitando e criando uma organização interna e externa do corpo como um todo.

Objetivo: Identificar quais foram os benefícios da prática do Balness na melhora da qualidade de vida em pacientes com estresse recomendados por um médico.

Metodologia: Caracterizou-se como qualitativa, de natureza descritiva e utilizamos como método a análise de conteúdo, tendo como população praticantes da modalidade de Ballness da Academia Viva Mais Personal Trainer do município de Campo Mourão-PR. Como amostra utilizamos 2 indivíduos do gênero masculino e 1 indivíduo do gênero feminino. Inicialmente foram escolhidos 3 praticantes que realizavam esta atividade há mais de 6 meses, e que se autodenominaram sentirem algum tipo de estresse. Foram marcadas as entrevistas de acordo com a disponibilidade de cada participante no local da atividade. Resultados:Entendemos que a prática do Ballness, no aspecto físico melhora a condição do corpo, fazendo com que os praticantes sintam-se bem, tendo mais disposição, não sentindo mais disposição, assim como mais energia; elas beneficiam no aspecto mental, os praticantes sentem-se mais relaxados, com sensação de bem-estar e, noo aspecto da condição de estresse, como a última categoria de benefícios da prática do Ballness, diminuindo a tensão, que aparece somente relacionado a aspectos ambientais. Somente uma praticante encontra-se em estado de estresse.

Conclusão: Quanto à percepção dos mesmos encontramos que consideram uma atividade física que melhora as dores causadas pela tensão do dia-a-dia e, ajudando a diminuir o estado de estresse, proporcionando assim melhoras como um todo; e principalmente melhoram a qualidade de vida dos praticantes, mudando seus estilos de vida. Uma atividade diferente de fazer ginástica, para alivio de tensões e mudanças de estilos de vida. As aulas não possuem contra-indicação, podem ser feitas mesmo por pessoas com problemas de coluna, hérnia de disco, gestantes, crianças e idosos. O nome da prática pode variar, mas a proposta da aula é a mesma, especificamente não visa um gasto calórico, mas o alongamento, fortalecimento, equilíbrio e relaxamento. A maioria dos movimentos é feitos lentamente para aliviar as tensões e proporcionar bem-estar.

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