Banda Elástica de Cotovelos Melhora Desempenho do Supino Reto em Sujeitos

Por: Enrico Gori Soares, Fábio Sisconeto de Freitas, Josinaldo Jarbas da Silva, Roberto Aparecido Magalhaes e Willy Andrade Gomes.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.23 - n.4 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A banda elástica é muito utilizada por diferentes tipos de atletas e por praticantes de treinamento de força recreacionais, no intuito de melhorar o desempenho no levantamento de cargas. Objetivo: Investigar os efeitos agudos do uso da banda elástica de cotovelos no desempenho de força, no volume absoluto e percepção subjetiva de esforço durante o exercício supino reto livre. Métodos: Na primeira visita, foi realizada a familiarização com o exercício supino reto livre com banda (CB) e sem banda (SB) elástica de cotovelos. Na segunda visita, foi realizado o teste de 1RM no exercício supino reto livre, nas condições CB e SB. Na terceira visita, foi realizado o teste de repetições máximas até a falha concêntrica (RMs) a 70% de 1RM (CB e SB). Após cada teste, os sujeitos foram questionados quanto a sua percepção subjetiva de esforço (PSE) e de desconforto (PSD). Teste t de student pareado foi utilizado para comparar os valores de 1RM e RMs, com e sem banda elástica. Para a PSD e a PSE foram utilizadas análises descritivas. Resultados: No teste de 1RM foi verificado um aumento significante para a condição CB, quando comparado à condição SB (P<0,05). No teste de RMs e cálculo do volume absoluto, foi verificado um aumento significante para a condição CB (P<0,05). A PSE não apresentou diferenças em todas as condições testadas (P>0,05). A PSD apresentou alto grau de desconforto apenas com banda elástica em todas as condições. Conclusão: A banda elástica de cotovelos aumenta a carga levantada no teste de 1RM e o número de repetições máximas durante o exercício supino reto livre e, consequentemente, no volume absoluto. A banda elástica não altera a percepção subjetiva do esforço, mas aumenta o desconforto durante o exercício.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000400291&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.