Editora . None None. None páginas.

Sobre

Para Barbosa, foram cinquenta anos de história e vinte horas de conversas registradas sobre noventa minutos de um único jogo. Não qualquer jogo, mas a Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã lotado, onde o Brasil perdeu o título para o Uruguai num chute mascado de Ghiggia. Nascia ali o pesadelo do goleiro Barbosa, talvez um dos melhores do futebol brasileiro, injustamente apontado como único responsável pela derrota. 

Registrado com maestria por Roberto Muylaert, um dos 200.000 entusiasmados espectadores daquela data fatídica, que acabou virando uma metáfora negativa para o país da época, a obra não se limita a analisar a situação sob a perspectiva do goleiro. Muylaert oferece uma visão multifacetada da partida, um verdadeiro drama, como se carregasse uma câmera que registra cada ângulo, cada lance, de cada lado: brasileiro, uruguaio, da torcida, da sociedade. 

Num misto de catarse com redenção, Barbosa. Um Gol Silencia o Brasil recoloca o goleiro na posição que sempre foi dele, além do gol, no panteão dos melhores goleiros da história do futebol.