Barreiras Percebidas e Etapas de Mudança de Comportamento Relacionadas à Prática de Atividade Física em Professores de Escolas Públicas

Por: Arilson Fernandes Mendonça de Sousa e Júlia Aparecida Devidé Nogueira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A atividade física está relacionada com a prevenção de doenças e tem ocorrido em parcelas importantes da sociedade; a escola é o ambiente propício para ações de saúde relacionada a atividade física, o professor pode servir de modelo para os mais jovens e ter a saúde beneficiada através de hábitos saudáveis. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras e etapas de mudança do comportamento relacionado à atividade física em professores de escolas públicas do Distrito Federal. Materiais e métodos: Três escolas de ensino fundamental de Santa Maria-DF foram escolhidas por conveniência. Para verificação das barreiras e etapas de mudança de comportamento foi utilizado questionário. Para a análise de dados foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes nas comparações da média de idade por sexo, qui-quadrado para diferenças nas proporções das respostas por sexo.Resultados: A amostra composta por 53 professores com idade média (desvio padrão) 38,9 (8,5) anos de Idade. Etapas de comportamento para atividade física, ocorreram diferenças por sexo (p

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2406

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.