Bases Cientificas, Objeto e Concepção Moderna da Educação Física

Parte de Da Educação Física . páginas 37

Resumo

A biomecânica ou mecânica do desenvolvimento, — que demonstra o papel das ações mecânicas e dos excitantes funcionais sôbre o desen-volvimento e a reparação dos órgãos, ou a ação das influências exte-riores sôbre a estrutura dos seres vivos e a adaptação dos órgãos a suas funções, — constitui a base cientifica em que se assenta a educação física, como o mecanismo da transmissão hereditária, descoberto por Gregor Mendel, lhe fixa os limites de sua ação, que não se estende além das capacidades inatas da natureza individual.

"Se, diz P. Carnot, o jôgo das máquinas inanimadas depende de sua conformação, mas não a modifica, não se dá o mesmo nas máquinas vivas. É, antes, urna de suas mais frisantes características o fato de, mo-dificando-se seus órgãos e renovando-se sem cessar, ser constantemente modelada sua estrutura pelas ações físicas, que sôbre elas se exercem, e portanto, pelas ações mais contínuas e eficazes — as ações mecânicas, que derivam de seu próprio funcionamento."

Assim pode dizer-se que se a estrutura dum órgão vivo determina sua função, a função modifica por sua vez esta estrutura, e que ao aforismo de tules Guérin: "A função cria o órgão", podem-se ajuntar dois co-rolários, que constituem a base da educação física: "o desenvolvimento progressivo da função chega ao desenvolvimento progressivo do órgão", e "a restituição integral da função dirige a reparação integral do ór-gão", fundamentando êste último a ginástica médica ou cinesioterapia.

As adaptações de estrutura, que podem resultar de simples modifi-cações funcionais, ou, por outra, as adaptações de um órgão à sua fun-ção, cuja prova é fornecida pelo fato de que um órgão, que cessa de funcionar, se atrofia, e de que, ao contrário se hipertrofia o órgão, que hiperfunciona, explicam cientificamente os resultados seguros a que pode atingir a educação física, transformada assim num método rigorosamente científico por seus princípios e pelos detalhes de suas aplicações, que se relacionam com os mais altos problemas da biologia. Se, como o demonstra a teoria genética de Mendel, experimental-mente comprovada, não são transmissíveis os caracteres adquiridos, é certo que o hábito e o exercício, em gerações sucessivas, não chegam a fixar na espécie ou em determinado grupo étnico as modificações por essa forma introduzidas. 

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