Basquetebol em Cadeira de Rodas: Uma Análise Sobre a Inclusão na Cidade de Catalão-go a Partir de Um Diálogo com Seus Praticantes

Por: Gerson Calmon Souza e Leomar Cardoso Arruda.

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo o basquetebol em cadeira de rodas, e foi desenvolvido no ano de 2010. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como o basquetebol em cadeira de rodas na cidade de Catalão-GO possibilita a inclusão dos seus praticantes na sociedade catalana. Nossa fundamentação teórica encontra-se subsidiada através de um diálogo com a literatura acadêmica dentre as quais destacamos: Araújo (1998), Carmo (1991), Duarte & Santos (2003), Freitas (1997), Karagiannis, Stainback & Stainback (1999), Teixeira & Ribeiro (2006), Winnick (2004), que retratam em suas pesquisas a inclusão, o esporte adaptado e o basquetebol em cadeira de rodas. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo. A população constituinte desta pesquisa é composta por 15 participantes do basquetebol em cadeira de rodas na cidade em questão, na qual foi realizada uma entrevista semi-estruturada com cada sujeito da pesquisa. Priorizou-se neste trabalho uma análise dos dados na dimensão qualitativa. Os dados analisados nos permitiram concluir que o basquetebol em cadeira de rodas na cidade de Catalão-GO não tem proporcionado a inclusão dos seus praticantes na sociedade catalana, e sim possibilitado a integração dos mesmos no ambiente do jogo/treino.
 

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xvii-conbrace-iv-conice/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.