Basquetebol na Escola: Construção, Avaliação e Aplicabilidade de Um Livro Didático

Por: .

174 páginas. 2009 09/03/2009

Send to Kindle


Resumo

Atualmente, o livro didático vem sendo reconhecido como um material indispensável ao processo de escolarização. No campo da Educação Física a produção e estudo do livro didático permanecem praticamente negligenciados. O objetivo do presente estudo foi, em uma primeira etapa, elaborar um livro didático de basquetebol para o Ensino Fundamental: um dirigido ao professor e outro ao aluno. Na segunda etapa o objetivo dessa pesquisa foi investigar como cinco professores de Educação Física avaliam a aplicabilidade do livro didático de basquetebol. E na terceira etapa foi investigar como um professor utiliza esse livro em situações reais de ensino. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa. Na etapa de elaboração do livro didático utilizou-se o referencial da pesquisa teórica. Na etapa de avaliação do livro didático optou-se pelo estudo exploratório, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Na terceira etapa foram realizadas observações sistemáticas da aula de um professor, para tanto, apoiou-se no estudo de caso. Os resultados apontaram que a elaboração de um livro didático é uma tarefa complexa e existem poucos princípios que fornecem suporte a esse trabalho. Os professores se identificaram com a proposta do livro didático de basquetebol e apontaram vantagens e desvantagens para sua utilização no cotidiano escolar. Os professores apresentaram dificuldades de visualizar a aplicabilidade do livro didático em suas práticas, uma vez que não há tradição de seu uso em aulas de Educação ,Física. Quanto ao uso do livro didático, o professor investigado demonstrou pouco interesse ,pelo livro do professor, por outro lado, utilizou amplamente o livro destinado ao aluno. Por ,fim, observou-se que os alunos receberam o livro didático de formas variadas e as relações ,que eles estabelecem com o livro didático modifica-se de acordo com o comprometimento do professor em relação ao uso do material. A prática pedagógica em Educação Física vem exigindo dos professores um trabalho cada vez mais intenso de estudo e pesquisa sobre as novas propostas para esse componente curricular, por outro lado, os professores encontram poucos materiais curriculares que dêem respaldo a esse tipo de trabalho, apontamos assim, o livro didático como uma das possibilidades de contribuir com o trabalho dos professores, bem como, com as aprendizagens dos alunos e com a melhoria na qualidade das aulas de Educação Física na escola.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2592&listaDetalhes%5B%5D=2592&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.