Batendo Bola, Batendo Cabeça: Narrações Sobre a Memória do Futebol em Juazeiro do Norte.

Por: Alana Mara Gonçalves,.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Discorrer sobre a origem do futebol em Juazeiro do Norte não é tarefa fácil. Os arquivos existentes acerca do futebol juazeirense são escassos. Merece ser destacado também como fonte de inspiração para a elaboração deste artigo a escassa produção em torno de aspectos relacionados ao lazer na referida cidade, visto que a maior parte da produção acadêmica sobre a mesma gira sob o viés religioso. Sem querer desmerecer a importância destes trabalhos, considero relevante a temática do lazer. Esse trabalho representa portanto uma tentativa de suprir essa lacuna. Assim, abordarei aspectos relacionados à gênesis desta prática social, tal como ela é narrada por dois sujeitos singulares, utilizando a memória como recurso metodológico. Percebe-se que os conteúdos revelam-se semelhantes, embora sejam distintos os narradores. O fato dos mesmos serem contemporâneos de uma mesma época e terem convivido com o mesmo grupo de pessoas, mostra que as recordações são construídas por grupos sociais. As idéias individuais são influenciadas pelos grupos os quais os indivíduos pertencem, assim como o conteúdo das memórias individuais é constituído a partir do contato social dos sujeitos.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.