Benefícios do Lazer Para Idosos: Um Estudo Qualitativo no Projeto Exercício Físico, Saúde Física e Mental de Idosos do GENESEs

Por: Daniel Frankly Oliveira Sales, Elizabete de Oliveira Barbosa e .

I Simpósio de Educação Física da Unimontes

Send to Kindle


Resumo

A prática do lazer pode ser múltipla, da qual se sobressaímos aspectos de: recreação, prazer, descanso, reflexão acerca da realidade, meditação, capacidade criadora, abrandamento do estresse e renovação de forças (BURGOS; MIGUELINI; MACHADO, 2002). Portanto, o presente estudo apresentou como objetivo identificar os benefícios do lazer para idosos participantes do projeto “Exercício Físico, Saúde Física e Mental de idosos” do Grupo de Pesquisa em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs). Este estudo descritivo teve a finalidade de analisar os benefícios do lazer para idosos. Participaram do estudo 20 idosos de um projeto de pesquisa envolvendo exercício físico na busca pela saúde física e mental, que foi realizado no Laboratório do Exercício da Unimontes. Cada entrevista apresentou duração média de trinta minutos, todas gravadas e transcritas para análise. Os dados foram coletados no período de 10/2016 a 09/2017, por meio de entrevistas individuais realizadas pelos pesquisadores. Foi elaborado um roteiro semiestruturado com as seguintes questões: 1) Qual a concepção de lazer na visão de idosos participantes do GENESEs? 2) Você acha que o lazer traz benefícios? Quais? O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros, sob o parecer de número 1.365.041. Os sujeitos entrevistados apresentavam idade entre 60 e 78 anos, distribuídos nas seguintes faixas etárias: 13 idosos entre 60 e 69 anos e sete entre 70 e 79 anos. Pertenciam ao sexo masculino 20% da amostra e ao sexo feminino 80%. A partir das entrevistas realizadas, foram revelados alguns benefícios que a prática do lazer proporciona do ponto de vista dos idosos, preponderando compreensões que relacionam tais benefícios com as noções de saúde e convivência. Os achados desta pesquisa, assim, assinalam que os programas voltados a incitar a prática de exercício físico no lazer devem atuar associados a diferentes ações de promoção da saúde.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.