Benefícios do Reiki associado à prática de atividades físicas

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 46 - 59

Resumo

O modo como as crenças epistemológicas que fazem sentido são compreendidas e lidadas é a base para as práticas profissionais. Buscando um jeito mais humanizado de atuação na saúde, em concomitância com a superação do modelo biomédico, o Sistema Único de Saúde (SUS) incorpora nas práticas de prevenção, proteção, reabilitação e promoção da saúde as chamadas práticas integrativas e complementares. A Educação Física, na condição de profissão da saúde, tem então uma ferramenta adicional às práticas já reconhecidas em seu saber. Inicialmente, lança-se a reflexão para todos. Chega-se a um ponto crucial de definição sobre quais são os tipos de conceitos e valores que serão decididos para fomentar as próximas gerações. De um lado, a venda de rótulos e imagens parcialmente vazias por meio do processo de mercantilização que a globalização proporciona, dizendo de que forma se deve agir, o que se deve vestir, como se deve alimentar, que corpo se deve cultuar etc. Do outro, uma visão humanista, tentando entender o ser humano como um todo, e não como partes separadas ou a soma destas, o corpo como um eu único e particular, que não se padroniza ou rotula. Apenas com uma consciência crítica e a abertura para novos olhares, jeitos de pensar e agir pode-se compreender esse todo, inclusive na existência de uma conexão profunda e indivisível, entre outros, entre o corpo físico, a mente, as emoções e como se consegue equilibrar energeticamente dentro desse contexto turbulento que o cotidiano impõe.