Benefícios do Treinamento Funcional em Conjunto com o Fifa 11+ no Controle Postural de Atletas de Basquetebol

Por: Antônio Adolfo Mattos de Castro, Ariel Aline Jardimalves Escobar, Renato Ribeiro Azevedo, Rodrigo de Souza Balk e Simone Lara.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.41 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou analisar os efeitos do Programa Fifa 11+e de exercícios de treinamento funcional sobre o equilíbrio postural de atletas de basquetebol masculino adulto. Nove atletas participaram de uma avaliação do equilíbrio, pré e pós---intervenção, por meio da posturografia dinâmica computadorizada, inclusive os testes de organização sensorial (TOS). Os atletas praticaram os exercícios do protocolo durante 12 semanas. Os resultados evidenciaram que o protocolo proposto contribuiu para melhorar o equilíbrio postural na condição seis dos TOS, bem como houve ganhos sobre o sistema somatossensorial, pós---intervenção. O protocolo apresentou efeitos positivos sobre o equilíbrio e a propriocepção dos atletas, fator relevante no que tange à prevenção de lesões no esporte.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/es-beneficios-do-treinamento-funcional-em-articulo-S0101328916302566

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.