Benefícios da Hidroginástica na Percepção dos Idosos

Por: Emanuella Rayane Rego Barros de Lima, G. R. Batista, Marcela Pradines do Rêgo Barros, Marília Wanderley da Silva e Priscilla Pereira Borba Maranhão.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
Verificar na percepção dos idosos os benefícios da hidroginástica.

Métodos e resultados:
Pesquisa do tipo descritiva de delineamento transversal. A amostra foi constituída por 17 idosos praticantes de hidroginástica, com faixa etária entre 64 e 84 anos, de três turmas distintas, em um clube do Recife no segundo semestre de 2011. Para verificar os benefícios da hidroginástica foi desenvolvido um questionário com questões abertas e fechadas. Observou-se que a maioria dos entrevistados iniciou a prática da hidroginástica com o intuito de desenvolver uma melhor qualidade de vida, já que a prática regular e orientada de uma atividade física o ajuda a melhorar seu desempenho motor, contribuindo para desenvolver um estilo de vida mais saudável, melhorando também a capacidade funcional do mesmo. Além disso, também foi possível verificar os grandes benefícios proporcionados aos idosos pela prática da atividade, tais como: aumento da força e/ou flexibilidade, maior facilidade na realização de tarefas do cotidiano, melhoria da postura e do tônus muscular, percepção corporal, coordenação motora, equilíbrio e velocidade.

Conclusão:
Assim como em outros estudos, também analisados, concluímos que a procura de idosos pela prática sistemática de hidroginástica deve-se principalmente à busca de melhorias na qualidade de vida havendo, juntamente a isso, uma melhora significativa do sistema e desempenho motor do mesmo.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.