Biblioteca Como Ambiente de Lazer: o Caso do Ifsp-pep

Por: Felipe Augusto Arakaki e Joelma de Souza Nogueira Dalarmi.

Revista Brasileira de Estudos do Lazer - v.5 - n.1 - 2018

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Resumo


Tradicionalmente, as bibliotecas são consideradas um espaço para estudo, pesquisa e leitura. Entretanto, ela ocupa um papel fundamental para construção de um espaço físico de lazer, integração, aprendizagem, leitura, motivação e cooperação. É um importante recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, apoiando o trabalho docente e também atendendo as demandas institucionais, espaço para produção do conhecimento e permanência dos usuários. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em discutir e apresentar o papel da biblioteca como espaço que vai além de pesquisa, leitura e estudo, um espaço de lazer e socialização entre a comunidade que ela atende. Entre os objetivos específicos estão a apresentação das ações realizadas pela biblioteca do IFSP-PEP no ano de 2017 e a discussão do espaço da biblioteca como ambiente de lazer e socialização entre os indivíduos que frequentaram a biblioteca no mesmo período. Como metodologia de trabalho, foram desenvolvidas atividades diversificadas envolvendo lazer, cultura, leitura, pesquisa, infotecnologia e socialização, proporcionando aos envolvidos vivências e experiências de acesso ao conhecimento de forma lúdica e prazerosa. O trabalho buscou discutir e apresentar o papel da biblioteca como um espaço de integração e lazer. A socialização foi a área de interesse mais marcada nos resultados, onde os jogos de tabuleiro ocuparam um lugar de destaque, atuando como um atrativo para permanência no espaço da biblioteca.
 

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/11862

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