Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar relações existentes entre corpo, natureza e cultura em imagens de praticantes de bicicross em Ponta Negra – Natal/RN, com o intuito de refletir sobre mudanças ocorridas no local e nos praticantes. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa que aponta reflexões com base  em três técnicas de pesquisa: análise de imagens, entrevista semi-estruturada e observação, tecendo diálogo com a literatura. A caracterização do local, a caracterização dos praticantes e a análise das imagens foram os três itens destacados para as reflexões e discussões dos resultados. Diante das análises realizadas pode-se destacar que o bicicross não pode ser pensado apenas como uma modalidade esportiva, mas também como uma das manifestações da cultura de movimento que abarca aspectos do entrelaçamento entre corpo, natureza, cultura e que pode ser vivenciada no lazer.

Referências

BRAMANTE, A. C. Política de lazer. In. GOMES, C. L. (Org.). Dicionário do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 185-188.

GOELLNER, S. V.; MELO, V.M. Educação física e história: a literatura e a imagens como fontes. In: CARVALHO, Y.M; RUBIO, K. (Org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.

GOMES, C. L. Lazer - concepções. In. GOMES, C. L. (Org.). Dicionário do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 119-125.

FORTES, R. Uma revista de terra, mar e ar: o período poliesportivo de Fluir. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 14, Rio de Janeiro, 2009. Anais... São Paulo: INTERCOM, 2009. p. 1-15.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.

MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de Movimento: reflexões a partir da relação corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef. Acesso em: 20 nov. 2012.

Acessar